O que vamos aprender

Aqui neste artigo, você irá aprender como diferenciar estes três assuntos que muitas vezes dão um nó em nossa cabeça, mas que são singelamente diferentes, porém conectados e cada um tem a sua função específica.

  • O que é Mercado-alvo
  • O que é Público-Alvo
  • O que é Persona 

Quando temos a brilhante ideia de iniciar algum negócio, seja ele um negócio digital ou seja ele um negócio local, geralmente não fazemos a menor ideia sobre todos os levantamentos que devemos fazer, quais os aspectos do negócio que devemos considerar, quais as características do público que vamos abordar, quais os problemas que vamos resolver e muito menos como nossa solução vai impactar na vida das empresas e das pessoas.

Muitas empresas não entendem o tipo de mercado que estão trabalhando, simplesmente tiveram a ideia, foram lá e colocaram em prática, sem fazer uma análise sobre qual é o mercado-alvo do seu negócio e quais são as ações de marketing que devem realizar para atingir seu público-alvo.

Podemos dizer que não definir no mínimo umas das temáticas que vamos abordar é arremessar dinheiro pela janela,  pois não entender as necessidades do mercado é não conseguir entregar a solução ideal e também não entregar a mensagem para quem realmente está interessado

O que é Mercado-alvo?

O conceito de MERCADO-ALVO é algo um pouco confuso, realize uma pesquisa e vai encontrar explicações onde levam a crer que mercado-alvo é a mesma coisa que público-alvo, outras explicações mostram uma definição específica de mercado-alvo e neste artigo eu vou expor qual a linha que eu sigo.

Mercado-alvo é um segmento de mercado onde, encontram-se consumidores (empresas e ou pessoas) com características muito similares, essas características nos mostra como será o consumo de determinado produto ou serviço.

Mercado-alvo têm relação em como a empresa se comporta diante do mercado, influencia diretamente nas decisões da empresa.

O que é Público-alvo?

Público-alvo é uma parcela do mercado consumidor com características inerentes ao seu produto ou serviço, para quem a sua empresa deverá direcionar as estratégias de marketing e a intenção de defini-los é que você tenha em mente as características e as necessidades daquele público, podendo criar estratégias de marketing muito mais eficientes.

Entenda que o público-alvo é uma fatia do mercado que tem a ver com os interesses da sua empresa, então os seus produtos e serviços deverão atender a esse grupo.

Quanto maiores forem as informações que você coletar, mais saberá sobre esse público, entendendo suas dores, os seus problemas, as suas necessidades e etc.

Um público-alvo bem definido lhe dará uma visão muito mais clara e mais assertiva sobre quais estratégias de marketing poderão ser mais eficazes, minimizando a possibilidade de perdas de clientes e aumentando as chances de conversão em vendas.

Para definir o seu público-alvo, realize segmentações para entender as características do seu consumidor.

  • Características Demográficas;
  • Hábitos de consumo;
  • Classe social
  • Poder aquisitivo
  • Interesses e etc

O que é Persona?

Como o próprio nome já diz, Persona significa pessoa, ela representa o perfil do seu consumidor ideal, é uma segmentação muito mais detalhada e específica. Persona é um personagem fictício que representa os seus clientes específicos dentro do seu público-alvo.

Na PERSONA você deverá ir além e se aprofundar nas características, tais como:

  • Informações pessoais;
  • Hábitos de consumo;
  • Estilo de vidas
  • Comportamento
  • Informações profissionais e etc…

Vamos dar um exemplo de persona para ficar mais claro:

João, 33 anos, funcionário público da área da saúde, mora na  Mooca, São Paulo.

Participante de um clube de motos, gosta de frequentar Pubs exclusivos para motociclistas. Sempre que pode, viaja para os eventos do clube. 

No meio digital, interage apenas no Instagram, publicando as fotos de suas viagens e também de suas motos.

Não tem formação acadêmica, porém tem formação em técnico de enfermagem. Não pratica esportes e tem como um de seus hábitos de consumo um clube de assinaturas de cerveja artesanal.

Então podemos dizer que a diferença entre público-alvo e Persona, é que público-alvo diz sobre as características gerais de um grupo e a Persona diz sobre os indivíduos dentro desse grupo.

Neste artigo pudemos falar um pouco sobre mercado-alvo, público-alvo e Persona,  entendendo a diferença de cada um deles e a importância que cada um tem no negócio.

Conhecendo o público-alvo conseguimos direcionar todas as estratégias de marketing, conseguimos também criar linhas editoriais, gerando conteúdo de qualidade com enfoque nas necessidades do nosso público.

Isto só é possível devido a entender as peculiaridades, criando soluções que vão resolver os problemas e suprir as demandas do público-alvo. 

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